Na era digital de hoje, nossos smartphones contêm uma riqueza de informações sobre nossas vidas. Infelizmente, isto torna-os alvos principais dos cibercriminosos que procuram aceder a dados confidenciais e realizar atividades fraudulentas. Compreender como esses golpes funcionam é crucial para se proteger de possíveis ameaças. Vamos nos aprofundar nos golpes mais comuns em smartphones e aprender como evitar ser vítimas deles.




 

Os golpes mais comuns em smartphones:

1. Golpes falsos de atendimento ao cliente: Nesse golpe, as vítimas recebem mensagens alegando problemas com seus relacionamentos bancários e recebem um número 0800 falso para ligar e resolver o assunto. Indivíduos desavisados ​​acabam divulgando informações confidenciais, como senhas, que são então usadas para roubo de identidade ou outros fins maliciosos. Para evitar cair nesse golpe, seja sempre cético em relação a essas mensagens. Verifique as informações através dos canais oficiais antes de realizar qualquer ação e nunca compartilhe dados pessoais ou bancários com pessoas desconhecidas por telefone ou mensagem de texto.

2. Golpes de engenharia social: Nos golpes de engenharia social, os fraudadores se passam por representantes de bancos e manipulam as vítimas para que revelem suas informações pessoais. Esses golpistas costumam ser hábeis em persuasão, convencendo os indivíduos de que representam genuinamente o banco. Para se proteger, nunca partilhe as suas informações bancárias em resposta a contactos não solicitados. Verifique a legitimidade da comunicação através dos canais oficiais e aplicativos disponibilizados pela instituição.

3. Ataques de phishing: O phishing é um golpe digital predominante em que os cibercriminosos usam iscas para enganar os indivíduos para que forneçam acesso às suas contas. Isso pode vir na forma de e-mails ou mensagens SMS aparentemente legítimos, parecendo ser do seu banco ou oferecendo ofertas incríveis de cartão de crédito. Evite clicar em links desconhecidos e confirme sempre a legitimidade da comunicação diretamente com o seu banco. As instituições financeiras nunca solicitarão que você clique em um link e forneça informações pessoais.

4. Golpes de faturas falsas: No golpe de faturas falsas, as vítimas recebem uma fatura aparentemente legítima de uma empresa com a qual podem ter uma conexão. Sem saber, eles pagam a fatura falsa, e o dinheiro vai direto para a conta do golpista. Para identificar faturas falsas, examine cuidadosamente os detalhes, incluindo o nome do emissor, o beneficiário e o valor da dívida. Em caso de dúvida, entre em contato diretamente com a empresa para verificar a legitimidade da fatura antes de efetuar qualquer pagamento.

Garantindo a segurança do smartphone: Para aumentar a segurança dos seus dispositivos, incluindo smartphones, considere investir em soluções de segurança abrangentes. A Kaspersky, líder global em segurança digital, oferece planos completos com sistemas antiphishing, navegação segura e proteção de pagamentos.

Conclusão: Manter-se informado sobre fraudes comuns em smartphones e implementar medidas de segurança é vital no mundo interconectado de hoje. Ao estar vigilante e adotar práticas seguras, você pode reduzir significativamente o risco de ser vítima de ameaças cibernéticas. Fique seguro on-line!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem