Em estudo recente realizado pela Page Interim, empresa especializada na contratação de profissionais temporários, constatou-se que parcela significativa da população brasileira nutre receios quanto ao potencial impacto da Inteligência Artificial (IA) em suas carreiras. O estudo, que incluiu respostas de 5.354 profissionais de vários países da América Latina, esclarece as percepções e atitudes em relação à IA no local de trabalho.

De acordo com as descobertas, surpreendentes 76,6% dos brasileiros acreditam que a IA afetará de alguma forma seus empregos atuais. Este nível de preocupação supera o de outros países participantes, como México (68%), Peru (66%), Colômbia (65%), Chile (63%) e Argentina (63%).

Notavelmente, os brasileiros se destacam como os profissionais que mais usam ativamente a IA como ferramenta na busca de emprego, com 46,9% aproveitando plataformas ou serviços inteligentes. Isso coloca o Brasil logo atrás do México, onde 48,7% dos entrevistados relataram usar IA em suas buscas de emprego.





Os entrevistados citaram o uso da IA ​​para agilizar suas pesquisas de emprego, economizar tempo e personalizar aplicativos para otimizar tarefas. Além disso, muitos adotaram a IA para descobrir oportunidades de emprego mais vantajosas ou relevantes e melhorar aspectos de seus currículos ou preparação para entrevistas.

No entanto, o estudo também revela uma perspectiva diferenciada sobre a IA entre a força de trabalho latino-americana. Embora 61,5% vejam benefícios potenciais da IA ​​no seu campo, reconhecendo os seus “riscos significativos”, apenas 3% acreditam que a tecnologia é atualmente exagerada e não terá um impacto substancial.

A pesquisa destaca que, apesar do entusiasmo em torno da IA, ainda existe uma lacuna considerável de conhecimento entre os entrevistados. Aproximadamente 50,4% já ouviram falar de IA, mas não estão familiarizados com todas as suas aplicações. Dentro deste grupo, 25,4% admitiram estar totalmente desinformados sobre o tema, enquanto 24,2% afirmaram estar pelo menos familiarizados com as técnicas de IA.

Para aqueles que já estão envolvidos com o tema, as principais preocupações relacionadas à IA incluem desemprego, privacidade e segurança de dados. Curiosamente, na Argentina, as “implicações éticas” foram citadas como o risco mais significativo, em vez da deslocação do emprego.

À medida que navegamos neste cenário em evolução da IA ​​no local de trabalho, é evidente que temos oportunidades e desafios pela frente. O estudo enfatiza a necessidade de uma maior sensibilização e compreensão da IA ​​entre os profissionais para aproveitar os seus benefícios potenciais e, ao mesmo tempo, mitigar os riscos associados.

Fique ligado para mais informações sobre a intersecção entre tecnologia e emprego em nosso blog!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem